Moxabustão
A Moxabustão teve sua origem na época dos imperadores lendários, sendo que Shen Nong foi o patrono da Moxa. Em chinês o significado do ideograma é ‘fogo lento’ ou ainda Ai Jiu. A sua matéria-prima é obtida através da moagem das folhas de uma espécie de crisântemo, a Artemísia. No New Edition of Material Medical aparece a seguinte descrição: “A Folha da moxa é amarga e picante e produz aquecimento quando usada em quantidades pequenas e calor forte quando usado em grandes quantidades.” Este método trata e previne doenças, através da aplicação de bastão ou cones sobre os pontos de Acupuntura. “Quando queimada, penetra em todos os canais de energia e elimina centenas de doenças” (Nei Jing). Sendo de natureza Yang, a moxa possui a propriedade de estabelecer o Yang primário do colapso. Pode abrir os doze canais de energia regulares percorrendo pelos três grandes canais de energia yin para regular o Qi e o Xue, expelir o frio e a umidade, aquecer o útero, o baço e estômago, remover a estagnação e regular a menstruação. A natureza de aquecimento da folha da Artemísia aquece o Yang enquanto que o odor picante da folha pode percorrer através dos canais de energia e regular o Qi e o sangue. A sua natureza amarga resolve a umidade.
Funções: Aquecer os canais de energia e expelir o frio; induzir o fluxo do Qi e do sangue para fluir ascendentemente e descendentemente; fortalecer o Yang do colapso; prevenir as doenças e manter a saúde.
Precauções: Na hipertensão arterial; em pacientes diabéticos- aplicar moxa indireta com muita cautela e observar tempo; em pacientes idosos (as vezes não percebe o calor da moxa, observar a coloração e tempo).
Contra- indicações: Síndrome de excesso de calor (incluindo febre alta ou calor, paciente com pulso rápido e fraco não deveria ser tratado com moxabustão); moxabustão cicatrizante não deve ser aplicada na face e na cabeça e na