Movimentos
1. INTRODUÇÃO
Define-se movimento circular uniforme, é aquele em que o objeto ou ponto material se desloca numa trajetória circular. Uma força centrípeta muda de direção o vetor velocidade, sendo continuamente aplicada para o centro do círculo. Esta força é responsável pela chamada aceleração centrípeta, orientada para o centro da circunferência-trajetória. Pode haver ainda uma aceleração tangencial, que obviamente deve ser compensada por um incremento na intensidade da aceleração centrípeta a fim de que não deixe de ser circular a trajetória.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
1 aparelho rotacional.
1 cronômetro.
Montou-se o aparelho rotacional, ligou-o com uma frequência de rotação lenta e fizemos as devidas observações em relação ao movimento circular uniforme.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
1- Radiano (1rad) é o ângulo definido em um círculo por um arco de circunferência com o mesmo comprimento que o raio do referido círculo.
1rad = m·m−1 = 1Mais genericamente, podemos dizer: x rad =x
2- A medida em radiano de uma volta completa é 2π rad.
4-
Raios (π) rA= 90 mm
rB=70 mm
Período (s)
TA=1,54 s
TB=1,54
Comprimento da circunferência (2πr) sA = 565,2
sB=439,6
Velocidade angular()
WA=4,07
WB=4,07
Velocidade tangencial ()
Va=367,01
Vb=285,45
Aceleração centrípeta aCA=905,3 aCB=1164,02
6-A curva gerada pela trajetória de cada um dos pontos é a Circunferência.
7-Período,é o intervalo de tempo necessário para que a partícula em movimento circular complete uma volta. Unidade de medida no S.I do período = 1 s.
9- Movimento circular uniforme pois o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
10-A freqüência é uma grandeza física ondulatória que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, oscilações, etc) em um determinado intervalo de tempo. Sua unidade de medida é Hz (hertz).
12-Vamos definir a velocidade angular desse ponto como a