Movimentos sociais
Professora Maria do Rosário Castaldi
Flávia Miguel Gomes, nº 17
Gabriele C. Rodrigues, nº 20
Maíra Kullibaba, nº
3º MB
Movimentos Sociais
Londrina
2011
Introdução
Movimento social é uma expressão técnica, usada para denominar organizações estruturadas, com a finalidade de criar formas de associação entre pessoas e entidades que tenham interesses em comum, para a defesa ou promoção de certos objetivos perante a sociedade. Os movimentos sociais são manifestações de caráter popular, cuja ação social é orientada a fim de obter transformações políticas e econômicas.
Sua existência costuma ser associada a grandes eventos históricos, como lutas por independência de nações, insurreições socialistas ou comunistas, ações pela reforma agrária e a emancipação dos trabalhadores e revoluções culturais. A temática, como se pode notar é ampla. Os movimentos sociais tratam de questões como a religião, a cultura popular, o antiescravismo, o meio ambiente e o trabalho.
O que é movimentos sociais?
Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Eles podem ser locais, regionais, nacionais ou até internacionais. Há vários tipo de movimentos sociais no nosso cotidiano: as greves trabalhista, os movimentos por melhores condições de vida na cidade e até no campo, os movimentos étnicos, feminista, ambiental e estudantil, etc. Além dos movimentos organizados existem outros que podemos caracterizar de conjunturais. São os que duram dias e desaparecem já, para depois, surgir em outro momento, com novas formas de expressão. Por causa dessa diferença e mobilidade, é preciso analisar cada tipo de movimento para entender as idéias que motivam e sustentam as ações, assim como seus objetivos. Os movimentos sociais não são predeterminados eles sempre dependem das condições especificas em que se desenvolvem, ou seja, das forças sociais e políticas que os apóiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ação e dos