Movimentos sociais
Os movimentos sociais na construção da cidadania
O movimento social é uma organização popular na luta pelo exercício da cidadania, transformando a sociedade das desigualdades sociais, no qual o homem vai estabelecendo uma nova ordem de vida social. Para Tarrow (Ano p. 101) “os movimentos sociais [...] são desafios coletivos construídos por pessoas solidárias e com propósitos comuns, em processos de interação [...]”.
As lutas dos movimentos sociais e dos “novos movimentos sociais” é pelo exercício da cidadania, como o acesso ao espaço democrático e político. Buscando assim, transformar as necessidades e carências em direitos. Esses movimentos alargaram as fronteiras das relações sociais dos homens, buscando assim o controle de suas próprias formas de vida ao invés de permanecerem sob o controle das instituições políticas.
As conquistas sociais que hoje temos foram obtidas, por meio das lutas e pressão dos movimentos sociais e dos “novos movimentos sociais”. Seja no controle do uso dos recursos públicos e políticas, seja em defesa das crianças e adolescentes, seja contra a elevação do custo de vida, por acesso à moradia, contra o desemprego, por melhores condições de saúde e de transporte coletivo, entre outros, os movimentos sociais e os “novos movimentos sociais” vêm lutando e buscando espaço com os poder político, para uma crescente participação da sociedade civil.
Esses movimentos criaram uma nova ordem social na qual adquirem características de uma sociedade que tenda resolver questões como as de gênero, de orientação sexual, étnicas, como exclusão social construindo e ampliando a cidadania plena a todos os homens. Nenhum ator social contemporâneo luta sozinho, mas atua em rede, numa articulação que é global e cuja ação é local. (GOSS, & PRUDENCIO, 2004, p. 85),
Essa construção coletiva ocorre a partir do agrupamento de diversos sujeitos