Movimentos sociais
Thalita Rodrigues Rossi
Resumo Este artigo irá analisar a repercussão gerada pela fan page no faceboook “Fora Lacerda” criada em junho de 2011 com o intuito de provocar o impeachment do atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Em especial será estudado o último evento presencial organizado pelo grupo, a 3ª Marcha Fora Lacerda. Com base nos conceitos formulados dos novos formatos de organização da sociedade civil, mencionado por Ilse Scherer-Warren, buscou-se também uma melhor forma de explicar as mudanças ocorridas com o modelo de mobilização social fora do âmbito virtual, constituindo uma sociedade em rede.
Palavras chave: facebook, Fora Lacerda, sociedade civil, mobilização social, rede.
Introdução
A crescente popularização da internet e consequentemente das redes sociais, em especial do facebook, tem demonstrado ser uma boa forma de trazer em discussão questões políticas e sociais dentro e fora do âmbito virtual. As causas que se encontram na origem desses diversos movimentos sociais são múltiplas, mas é possível encontrar, em todos eles, um aspecto comum. O exemplo do que ocorreu nas revoluções Tunisiana e Egípcia, as redes sociais são capazes de sensibilizar e transformar sociedades. É a "era da comunicação compartilhada" substituindo a "comunicação de massa" (CASTELLS, 2012).
A sociedade passa por profundas e amplas mudanças práticas sociais e de comportamento. Há um elevado dinamismo caracterizado pela compressão de tempo e espaço.
Portanto, no momento em que se evidencia o fato de as redes substituírem ou complementarem os grupos sociais e a flexibilidade das identidades, a comunicação em rede é compreendida como uma forma relevante de mediar discussões e se tornar um meio de formação de opinião, vistos os novos formatos de organização da sociedade civil.
A análise deste artigo se baseia no movimento Fora