Movimentos Sociais
Neste trabalho será falado sobre os Movimentos sociais. O que são a classificação destes, que podem ser um movimento reivindicatório, de classe ou político, falaremos sobre os elementos que constituem os movimentos sócios: a ideologia, o projeto e a organização e será comentada uma curiosidade sobre tal tema.
“A liberdade é como a manhã. Algumas pessoas esperam dormindo para chegar, mas alguns revelam e andam a noite para chegar”. Subcomandante Marcos - EZLN
Movimentos Sociais
Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.
Os movimentos sociais, na pratica, são a representação da sociedade como organização, que os utiliza como instrumentos de ação num contexto histórico especifico. O conflito de classe e os acordos políticos são consequentemente, canais dos movimentos para atingir seus fins. O movimento deixa de ser apenas a expressão de uma contradição socioeconômica, e acaba sendo responsável pela detonação e pelo desenvolvimento dos embates de grandes proporções.
Teoricamente podemos classificar os movimentos sociais em três categorias:
I. Movimentos reivindicatórios: São movimentos presos a reivindicações imediatas, esforçam-se em pressionar instituições para alterar dispositivos que teoricamente