Movimentos sociais
INGRID MARTINS DE OLIVEIRA
LARISSA TRESCIANE LEAL DE OLIVEIRA
VINÍCIUS LIMA DE AQUINO
MOVIMENTOS SOCIAIS
CURITIBA
2014
ANA CAROLINE SIQUEIRA
INGRID MARTINS DE OLIVEIRA
LARISSA TRESCIANE LEAL DE OLIVEIRA
VINÍCIUS LIMA DE AQUINO
MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho apresentado à Disciplina de Ciência Política e Teoria do Estado, do 1º período do curso de Direito, da Faculdade Dom Bosco, como avaliação parcial.
Professor: Rogério Carlos Born
CURITIBA
2014
Sumário INTRODUÇÃO 1
1 DESENVOLVIMENTO 2 CONCLUSÃO 11 referências bibliográficas 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá apresentar as principais questões dos movimentos sociais, que ocorreram tanto no Brasil, como em outros países.
Incluindo como surgiram, onde foi sua formação, como se fortaleceram, o que era, ou quem era seu princípio para iniciar um movimento social. Sendo assim, cada uma delas, manifestando suas opiniões, princípios e valores.
O movimento social seja ele de caráter social, econômico, político, religioso, entre muitos outros, luta por um ideal, sendo pelo questionamento, ou insatisfação de uma realidade existente em determinado lugar, ou que se caracterize por algo impeditivo em que os manifestantes estão requerendo, construindo uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.
A existência dos movimentos sociais é de extrema importância para a sociedade, enquanto meio de manifestação e reivindicação. Alguns exemplos de movimentos sociais, como o movimento negro, movimento estudantil, movimento dos trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, dentre tantos outros movimentos.
Alguns movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões. Outras, porém, com a expansão do processo de globalização e veiculação da informação, rompe fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas defendidas,