movimentos sociais
Disciplina: Movimentos Sociais.
Tutora a distancia: Profa. Ma. Suzanir Fernanda Maia
Participantes:
Anaclis Santana Santos
SÃO SEBASTIÃO – DF 12 DE JUNHO DE 2013.
Movimentos Sociais.
Desenvolvido a problemática dos Movimentos Sociais no âmbito profissional.
INTRODUÇÃO:
Este trabalho vem nos demonstrar a temática fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo do profissional de Serviço Social, potencializando sua formação por meio do estudo das formas de demandas e lutas da sociedade civil brasileira.
Aprofundando na temática dos movimentos sociais ou redes de mobilizações e associações civis no Brasil, conhecendo mais a respeito da construção da democracia e do papel dos mediadores nos novos movimentos sociais.
Abordando os registros que relacionam as discussões sobre os diferentes tipos de movimentos sociais (urbanos e rurais, identitários, culturais e religiosos, de demandas na área dos direitos, etc.) às possibilidades de atuação do Assistente Social.
O grande marco fundador de boa parte dos movimentos sociais surgidos nos últimos dois séculos é a expansão do modo de produção capitalista, sobretudo, através de sua vertente industrial no século 19.
É fruto de um conflito na qual não se concorda com alguma situação, sendo esse o elemento gerador dos movimentos sociais. Mas para que um movimento social se firme e tenha sucesso é preciso um projeto e muita organização.
O movimento social tem uma relação de conflito com o Estado, porque enquanto que o movimento social deseja mudanças, modificações, o Estado por sua vez, deseja manter a ordem das coisas.
A todo o momento surgem novos movimentos sociais, isso por que vivemos numa sociedade em constante dinâmica e formada por