Movimentos sociais no brasil
Uma perspectiva ampla é necessária para abordar os movimentos sociais brasileiros, de vez que suas características são muito variáveis. Algumas rebeliões ficaram somente da fase conspiratória. Em alguns casos, foi mínimo, quase insignificante, o grau de participação das classes populares. Em outros, não houve razões de ordem política ou econômica para o movimento, que foi impulsionado somente por razões religiosas. Eis os principais movimentos sociais durante a República:
1) Revolta da Armada * movimento contra o presidente Floriano Peixoto. * irrompeu no Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1893. * praticamente toda a marinha se tornou antiflorianista. * principal combate ocorreu na Ponta da Armação, em Niterói, a 9 de fevereiro de 1894. - governo conseguiu a vitória graças a uma nova esquadra, adquirida e aparelhada no exterior. * parte dos revoltosos se rendeu a 13 de março. * outros 400 revoltosos se refugiaram em dois barcos de guerra portugueses e rumaram para o Uruguai.
2) Revolução Federalista * iniciada em fevereiro de 1893, no Rio Grande do Sul. * batalhas ocorreram em terra e mar, chegando até o Paraná. * remanescentes da Revolta da Armada, que haviam desembarcado no Uruguai, uniram-se aos maragatos (antiflorianistas), que lutavam contra os pica-paus (governistas). * ao final, os maragatos foram derrotados pelo exército governista.
3) Guerra de Canudos * avaliações políticas erradas, pobreza e religiosidade deram início à guerra contra os habitantes do arraial de Canudos, no interior da Bahia, onde viviam, em 1896, cerca de 20 mil pessoas sob o comando do beato Antonio Conselheiro. * mal-entendido sobre a venda de madeiras serviu como estopim. * de novembro de 1896 à derrota em outubro de 1897, o arraial resistiu às investidas das tropas federais (quatro expedições militares). * a guerra resultou em cerca de 25 mil mortos.
4) Revolta