Movimentos sociais na primeira republica brasileira
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre os movimentos sociais ocorridos no Brasil durante a primeira republica. A principal causa de todas as revoltas é o descontentamento da população contra o regime politico, através de varias formas de protesto. Falaremos dos principais e mais conhecidos movimentos: a revolta da armada do Rio de Janeiro, a Revolução federalista do Rio Grande do Sul, o coronelismo liderado pelo padre Cicero, o cangaço, a guerra de canudos liderada por Antônio Conselheiro, a semana de arte moderna de 1922, o tenentismo, a revolta da vacina e a revolução de 1930.
A REVOLTA DA VACINA
Revolta do povo da cidade do Rio de Janeiro contra a vacinação obrigatória contra a varíola, devido a Lei baixada por Oswaldo Cruz, Ministro da Saúde de Rodrigues Alves.
A Revolta foi causada pela ignorância do povo e por culpa da Imprensa. A população desconfiava da vacina, achando que em lugar de imunizar causava a doença.
A Revolta foi provocada também pelas medidas violentas tomadas pelas Brigadas sanitárias, que fechavam as ruas e protegidas por soldados, utilizando a força, vacinavam o povo de casa em casa.
A Revolta estourou em 10 de novembro de 1904, no Rio de Janeiro, construindo barricadas nas ruas, incendiando bondes, depredando e saqueando lojas.
Os alunos da Escola Militar e os positivistas republicanos (afastados do poder) juntaram-se ao povo, protestando contra o governo e contra o custo de vida.
A Revolta foi facilmente controlada, a população foi vacinada e a varíola deixou de ser doença epidêmica no Rio de Janeiro.
O CANGAÇO
Eram grupos de cangaceiros ou de jagunços que se opunham à estrutura fundiária nordestina, buscando lutar contra a exploração imposta pelos grandes fazendeiros e contra a miséria e a fome que dominava o sertão da Região Nordeste.
Os cangaceiros e jagunços tiveram origem nos grupos ou bandos de jagunços contratados e mantidos pelos grandes fazendeiros do