MOVIMENTOS NEGROS 2015
Inconfidência Baiana (Revolta dos Alfaiates)
Realizada em 1798, na Bahia, foi uma das revoltas que tinha como um dos objetivos libertar os escravos. Além disso, eles almejavam a independência do Brasil e um regime igualitário. Os principais participantes eram indivíduos excluídos da sociedade. Houve uma traição de um dos integrantes que relatou ao governo o dia e a hora da revolta. Os participantes foram presos e alguns expulsos do país.
Revolta dos Malês
Ocorreu na cidade de Salvador, em 1835, no período imperial. Os participantes eram negros escravos de religião muçulmana que se revoltaram com a escravidão e a imposição da religião católica. Eles eram impedidos de exercer a sua fé.
Revolta da Chibata
Após a abolição, um dos primeiros movimentos que ocorreram foi a Revolta da Chibata, a última ocorrida no Brasil por negros armados e organizados. Ela foi iniciou-se em 1910, no Rio de Janeiro. Os negros eram integrantes da Marinha Brasileira e foram liderados pelo marujo negro João Candido para lutar contra as péssimas condições de trabalho e maus tratos sofridos.
A partir de 1930, outros movimentos negros surgiram como a Frente Negra Brasileira, em São Paulo. Em 1940 surgiu o Teatro Experimental Negro e o Comitê Democrático Afro-brasileiro com o objetivo de combater o racismo, o primeiro movimento através da cultura e o segundo além de combater, dava anistia a presos políticos.
No final do governo militar, com o golpe, outros movimentos surgiram como movimentos culturais, bailes, universidades e o Movimento Negro Unificado, em 1978.
Movimentos contra o Racismo e a Imprensa Negra
A da rejeição da sociedade aos negros, criaram-se novos movimentos de mobilização racial, tais como:
Clube 28 de setembro, de 1897. Integrava, também, a mais antiga das manifestações;
Clube 13 de maio dos Homens Pretos (1902);
Sociedade União Cívica dos Homens de Cor (1915), dentre outros.
Nesse período,