Movimentos nativistas
Já no que se referem aos movimentos emancipacionistas, esses sim tem relação direta com a vontade de seus participantes de se separar da metrópole portuguesa e conquistar a independência do Brasil, tais movimentos foram claramente influenciados pelos ideais da Independência das treze colônias e Revolução Francesa.
*Principais movimentos nativistas; Botada dos padres pra fora (expulsão dos missionários jesuítas da colônia, ordenada por Pombal), Revolta do RJ (Contra o abuso fiscal dos portugueses e altos impostos), Revolta de Nosso Pai (Pernambuco, contra a corrupção e impostos cobrados pelo português Jerônimo de Mendonça, que era o governante local), Guerra dos Emboabas (paulistas contra portugueses –emboabas- para tentar impedir que os portugueses extraíssem o ouro da região de Minas Gerais), Revolta de Filipe dos Santos (MG, contra os impostos) e o principal, “Guerra dos Mascates” (Pernambuco, contra comerciantes portugueses da região, apelidados de mascates).
*Principais movimentos emancipacionistas; Inconfidência Mineira (liderada por Tiradentes, elitista, influenciada pela independência das treze colônias, acabou com o enforcamento e esquartejamento de Tiradentes), Conjuração do RJ (que não passou de meras reuniões), Conjuração baiana ou alfaiates (movimento popular, influenciado pela Revolução Francesa que contou com a participação de ricos, pobres e escravos, no fim, apenas os membros das camadas humildes foram executados), conspiração dos Suaçunas e Revolução Pernambucana (ambas em Pernambuco).
* independência das treze colônias; Vários fatores da relação entre Inglaterra e as 13