Movimentos Nacionalistas
Teorias Sobre o Nacionalismo e a Nação
Alguns dos Movimentos mais importantes do mundo contemporâneo São os movimentos nacionalistas.
Marx e Durkheim viam o nacionalismo como uma tendência destrutiva e que teria um declínio rápido. Somente Max Weber dedicou bastante tempo ao nacionalismo, mas até mesmo Weber fracassou na hora de estimar a importância que o nacionalismo e o conceito de nação teriam no Século XX
Os Pensadores modernos aparecem com ideias contrastantes para explicar esta questão.
O nacionalismo e a sociedade moderna
Alguns teóricos do nacionalismo têm ideias diferentes sobre a origem do nacionalismo.
Ernest Geller afirma que o Nacionalismo, a Nação e o Estado-nação são todos produtos da civilização moderna, cujas origens se encontram na revolução industrial.
Alguns aspectos das sociedades modernas levaram aos fenômenos nacionalistas segundo Geller:
Rápido desenvolvimento econômico e uma complexa divisão do trabalho;
Interação entre indivíduos desconhecidos;
Educação em massa, fundamentada em uma “língua oficial” ensinada nas escolas;
Segundo os críticos da teoria de Gellner, as nações tendem a apresentar linhas diretas de continuidade com comunidades étnicas mais antigas.
Muitas Nações, apresentam continuidades pré-modernas, havendo, em épocas anteriores da história, comunidades étnicas que se assemelhavam a nações.
Diferentes nações Seguiram padrões divergentes de desenvolvimento em relação a etnias. Em algumas, houve casos em que uma única etnia se expandiu ao ponto de expulsar antigas rivais.
Nações sem Estado
A permanência de etnias bem definidas dentro de nações estabelecidas leva ao fenômeno das Nações sem Estado. Nessas situações, existe a presença de muitas das características essenciais da nação, mas falta uma comunidade política independente. muitos deles desejam estabelecer um Estado autônomo, com governo próprio.
Curdos - Descendentes de