Movimentos gravitacionais de massas
Causas dos movimentos de massa: Existem trem fatores que atuam mais na causa dos movimentos de massa, são eles: A natureza dos materiais da encosta - Podem ser formados por materiais inconsolidados (soltos e não cimentados) ou consolidados. São materiais incosolidados o regolito, solos formados por intemperismo e sedimentos, enquanto os consolidados são aqueles ligados por cimentação mineral, como uma rocha granítica. A declividade da encosta- Que diz respeito a tendência de os materiais deslizarem e caírem. A quantidade de agua contida nos materiais- Essa característica depende da porosidade dos materiais e da exposição à água.
(Fonte: Para entender a Terra, 4° edição , 2007)
Desencadeamento de movimentos de massa: Diversos fatores podem contribuir para o início de um movimento de massa como, por exemplo, uma chuva torrencial que aumenta a umidade da encosta e altera seu ângulo de repouso, terremotos também podem causar tais movimentos e também o aumento gradual da declividade de uma encosta pode servir de gatilho.
Tipos de movimentos de massa: Para definir e classificação desses movimentos é preciso estar atento á natureza do material, se é consolidado ou não, a velocidade de deslocamento ( de centímetros ao ano a quilômetros por hora) e a natureza do movimento, se é um deslizamento ( o material se move como uma unidade) ou um fluxo (quando o material se comporta como um fluido).
Movimentos de massas rochosas- Entre os movimentos de rocha estão os de queda, deslizamento e avalanche. A queda ocorre quando fragmentos recémrompidos caem em queda livre de um penhasco ou vertente íngreme. Deslizamentos de rocha ocorrem