Movimentos de massa
Medidas Potenciadoras
Desflorestação
A eliminação de vegetação de uma encosta para a implantação de casas ou mesmo para o cultivo resulta na exposição e falta de suporte do solo, aumentando a possibilidade de existirem movimentos de massas. A simples presença de vegetação não significa que uma certa encosta não vá apresentar problemas, mas diminui muito a possibilidade de que isto venha a acontecer.
Acumulação de
Lixo nas Encostas
Construção de Edi- Saturação dos Terfícios nas Encostas renos (Excesso de Água)
Na época das chuvas este
Em locais impróprios, a Sistemas de águas e esgolixo aumenta de peso pela retirada de material para tos que apresentam rotuabsorção de água. Por ser a implantação de edifí- ras contribuem para que um material incoerente cios e o próprio peso da o solo fique instável, tende a escorregar, crian- estrutura podem também aumentando a possibilido deslizamentos do solo desencadear movimentos dade de processos erosivos da encosta. Os movimende massas. e movimentos de massa, tos causados pelo acumuao encharcar solos que lar de lixo nas encostas não permitem a evaporaadquirem caráter muito ção da água. destrutivo devido à grande quantidade de água que é colocada em movimento de uma só vez.
Cortes e Aterros
Quando tecnicamente mal executados são causas de movimentos de massa. Todo o corte ou aterro altera as condições de equilíbrio naturais de uma encosta e portanto devem de preferência evitados ou minimizados.
Contudo, quando há necessidades de serem feitos tem que se adotar um conjunto de medidas capazes de compensar a instabilidade causada pelo homem.
Medidas Preventivas
1ª Medida
2ª Medida
Estudo das características Elaboração de cartas de geológicas e geomorfoló- risco geológico, onde se gicas de determinado evidenciem as áreas com local, para avaliar o seu diferentes graus de prorisco potencial para a babilidade de ocorrência ocorrência de um movi- de