Movimentos de arte
A história da arte sempre foi recheada de diversos movimentos que influenciaram a forma de se fazer arte, no mundo. Dentre tantos movimentos artísticos, os mais importantes e que marcaram época, foram a seguir:
Abstracionismo, Arcadismo, Art Déco, Art Nouveau, Arte Bizantina, Arte Contemporânea, Arte Cristã Primitiva, Arte Egípcia, Arte Gótica, Arte Grega, Arte Romana, Arte Rupestre, Barroco, Bauhaus, Classicismo, Concretismo, Construtivismo, Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Fauvismo, Futurismo, Impressionismo, Maneirismo, Minimalismo, Modernismo, Naturalismo, Neo-Classicismo, Neo-Concretismo, Neo-Realismo, Nouvelle Vague, Parnasianismo, Pop Art, Primitivismo, Realismo, Regionalismo, Renascimento, Romantismo, Simbolismo, Surrealismo e Tropicalismo.
A Arte Grega
As artes plásticas na Grécia antiga tinham, basicamente, duas funções: decorar a arquitetura e pedir ou agradecer aos deuses. Uma curiosidade: na tradição greco-romana não existia diferença entre os conceitos de arte e técnica. Tanto em grego como em latim, a mesma palavra era utilizada para o trabalho em escultura, olaria, joalheria, pintura. O mesmo termo significava técnica, habilidade, uma espécie de conhecimento técnico e também estava associado ao trabalho, à profissão.
Abstracionismo
Segundo os dicionários, arte abstrata é aquela que procura transmitir a qualidade ou propriedade de uma coisa, sem representá-la sob uma forma definida. Ou seja, é uma forma de arte que não representa objetos ou figuras concretas, próprias da nossa realidade. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a obra à realidade visível, aquela passa a ser chamada de abstrata.
Art Nouveau
O Art Nouveau ou Arte Nova foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo e voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas. O Art Noveau preocupava-se