Movimentos Artísticos Contemporâneos
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS
TOLEDO, PR.
2014
INTRODUÇÃO
Os Movimentos Artísticos Contemporâneos são aqueles que promoveram uma cisão com as ideias clássicas de arte. Portanto, este trabalho tem como objetivo a apresentação dos seguintes movimentos: Cubismo, Abstracismo, Futurismo, Surrealismo, Pop-Art e Op-Art.
Não só apontando as principais características e ideias de cada um deles, mas também citando seus principais artistas.
CUBISMO
Dentre os movimento que serão apresentados neste trabalho, o Cubismo é o mais conhecido deles. Este início na França, no ano de 1907.
Recortes e colagens compunham suas principais obras, fugindo da perspectiva clássica, mudando os planos e composições geométricas geométricas. Textos e pinturas trabalham com a sobreposição, a desfocalização e a desogarnização. As cópias artísticas são abolidas, consequentemente ideias novas e originais são valorizadas.
O caráter de destruição se acentua, porém a construção também é acrescentada. Estes elementos estão presentes principalmente na música e na poesia, onde as rimas e a estrofação começam a se extinguir.
A recepção e a percepção das obras podem ser alteradas se observadas de maneiras e ângulos diferentes.
Os principais artistas europeus desse movimento são os pintores: Pablo Picasso, Geroges Braque e Juan Gris. E no Brasil quem se destacou foi Oswald de Andrade com suas poesias.
ABSTRACIONISMO
Tendo seu início no começo do século XX, este movimento tinha como ideia primordial a ausência da relação imediata entre as formas e cores. Ele também se destaca por ser aquele que possui mais agressividade nas composições.
Suas obras não apresentavam objetos e figuras do mundo concreto, ou seja, eram usadas formas jamais vistas antes. Portanto a espontaneidade era de suma importância para os artistas.
O abstracionismo acabou gerando