Movimento e Expressão Corporal
ALUNO: SERGIO LUIZ DE SOUZA FONTES – PEDAGOGIA - 2º PER. – MANHÃ.
TAREFA 6 – TEXTO 5 – RESUMO COMENTADO :
A RÍTIMICA DALCROZE E A TEORIA DAS INTELIGÊNCIA S MÚLTIPLAS DE GARDNER: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL – DÁLIA RIBEIRO DA CRUZ ENDLER E GILKA MARTINS DE CASTRO CAMPOS.
Segundo as autoras o foco deste trabalho de pesquisa é a relação da música e o desenvolvimento das diversas capacidades humanas, e também verificar a existência de uma ligação entre a aprendizagem musical e as inteligências, tais como são propostas por Gardner em sua Teoria das Múltiplas Inteligências, datada do final do século XX.
Para elas Koellreutter ressalta a necessidade de consciência da interdependência de sentimento e racionalidade, portanto o ensino deve orientar e guiar o aluno, indicando novos caminhos para a invenção e para a criação.
Levando em conta o impacto das mudanças em todos os aspectos da vida humana, ocorridas no final do século XIX e início do século XX, a Pedagogia também tem sido repensada, numa percepção holística de desenvolvimento, ou seja, do ser humano como um todo. Nesse sentido a Educação deve favorecer a resolução de problemas estimulando a inteligência geral. Isto se dá através de exercícios ligados à dúvida e à curiosidade. Segundo Ginza 1999, há três períodos de revolução na pedagogia musical do século XX, e Dalcroze pertence ao primeiro deles, como idealizador da Rítmica (Pedagogia musical por e para o ritmo envolvendo o movimento corporal, as faculdades emotivas e criativas).
Segundo as autoras, Gardner insiste que o movimento com materiais atraentes e com meios ricos em estímulos é ideal para mostrar sinais de talento precocemente, e que é possível desenvolver mais do que uma faculdade ao longo da vida, cabendo a quem ensina a decisão dos melhores meios para ajudar neste desenvolvimento. Percebe-se assim que a Rítmica coincide com o pensamento de Gardner no que diz respeito ao desenvolvimento