Movimento Vertical
Decorrer de Sua vida
O estilo de vida de Sócrates assemelhava, exteriormente, ao dos sofistas, embora não ‘’vendesse‘’seus ensinamentos. Desenvolvia seu saber filosófico em praças públicas, sempre dando demonstrações de que era preciso unir a vida concreta ao pensamento.
Platão foi discípulo de Sócrates, a quem considerava “o mais sábio e o mais justo dos homens”. Depois da morte de seu mestre, ampliou seus horizontes e aprofundou a suas reflexões filosóficas.
Fundou sua própria escola filosófica, a Academia dedicada á pesquisa cientifica e filosófica.
Sócrates abandonou a preocupação dos filósofos pré-socráticos em explicar a natureza e se concentrou na problemática do homem. Sócrates ao contrário dos sofistas procurava um fundamento para as interrogações humanas, enquanto os sofistas situavam as suas reflexões em dados e não na essência da virtude.
A maior parte do pensamento platônico foi transmitida por meio da fala de Sócrates, nos diálogos socráticos, escrito por ele mesmo, Platão.
Platão acreditava que o homem estava em contato com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível.
“Conhecer a ti mesmo”, era a recomendação básica feita por Sócrates a seus discípulos, conhecer o nosso eu consciente. Sua filosofia era feita por diálogos críticos conhecidos como: ironia e a maiêutica.
_____________
Os pensamentos
A ironia no sentido socrática quer dizer
“interrogação”. Sócrates interrogava seus discípulos sobre aquilo que pensavam saber. Seu objetivo principal era destruir, nos discípulos o orgulho, a arrogância. A primeira virtude do sábio é adquirir a consciência da própria ignorância.
Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão é sua teoria das ideias, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem