Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
Disciplina: Dinâmica
Curso: Engenharia Civil.
Resumo: Este relatório foi desenvolvido com o objetivo de descrever o experimento realizado em laboratório sobre Movimento retilíneo uniformemente acelerado MRUA. Durante o procedimento foi analisado a variação da velocidade e da aceleração com o passar do tempo e em diferentes espaços para construir gráficos e tabelas a partir dos dados coletados. Diante das anotações foi possível observar como as medidas de tempo em cada espaço divergem devido a propagação de erros. Os resultados obtidos foram, principalmente, o cálculo da aceleração média, da gravidade e o entendimento do movimento retilíneo uniformemente acelerado.
Palavras-chave: Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado, Propagação de erros, Variação, Gravidade, Aceleração.
I. Introdução
Segundo Young e Friedman “o Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado (M.R.U.A.) é o movimento com aceleração constante. Neste caso, a velocidade varia com a mesma taxa durante o movimento. Um corpo em queda livre possui uma aceleração constante quando os efeitos da resistência do ar são desprezados. O mesmo ocorre quando um corpo escorrega ao longo de um plano inclinado ou ao longo de uma superfície horizontal com atrito”. O presente relatório tem como objetivo geral estimar a aceleração de um corpo que desce num plano inclinado e como objetivos específicos: comparar o MRUA com o movimento de queda livre; construir os gráficos através dos dados obtidos, entender o Movimento Retilíneo uniformemente acelerado e comparar valores. Para tal, serão utilizadas as fórmulas:
Onde: a = aceleração; ∆v = variação da velocidade e t = tempo.
Fómula do M.R.U.A.
Onde: g = gravidade; a = aceleração média e = seno do ângulo formado entre a base e o plano.
II. Experimento
Com uma calha posta na ponta da mesa pegamos uma esfera de vidro e a colocamos em um determinado ponto da calha,soltamos a