MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO NUMA RAMPA

2011 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

CAROLINE FELTRIM
EMANUELA BAYS
MATHEUS FELIPE FACIM VICCARI
PAULO ROBERTO DESINGRINI

1ª EXPERIÊNCIA: Movimento retilíneo uniformemente acelerado numa rampa

Joaçaba
2013
CAROLINE FELTRIM
EMANUELA BAYS
MATHEUS FELIPE FACIM VICCARI
PAULO ROBERTO DESINGRINI

1ª EXPERIÊNCIA: Movimento retilíneo uniformemente acelerado numa rampa

Relatório apresentado como parte das exigências da disciplina Física Experimental do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade do Oeste De Santa Catarina, Campus de Joaçaba.

Orientador: Professora Regina de Bastiani

Joaçaba
2013
INTRODUÇÃO

Neste experimento investigam-se os movimentos de um objeto, utilizando-se uma rampa, onde o mesmo desliza sobre um plano inclinado. Neste caso obtém-se o movimento de uma partícula sob ação de uma força constante, ou seja, o objeto desce pela rampa sob a ação da componente da força gravitacional.
Almeja-se que ao término das atividades consiga-se caracterizar o MRUV, assim como compará-lo com o movimento de queda livre, concluir-se que a aceleração é função do ângulo de inclinação da rampa, também que a queda livre é um caso particular do MRUV, utilizar-se dos conhecimentos adquiridos, identificando, formulando, equacionando e resolvendo problemas que possam acontecer na vida prática, relativos à cinemática do ponto material.

DESENVOLVIMENTO

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Movimento Uniformemente Variado é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante, exemplo de um paraquedista, ele tem seu movimento que apresenta trajetória retilínea e aceleração constante; este tipo de movimento é denominado Movimento Uniformemente Variado onde a aceleração é constante em qualquer instante ou intervalo de

Relacionados