Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado Numa Rampa – Utilizando o Plano Inclinado
RESUMO
No experimento realizado, o conteúdo em questão envolveu prática, teorias, analises de dados e gráficos, alem de discussões do movimento retilíneo acelerado. O experimento resultou de algumas tentativas para chegar o mais perto possível do resultado real, observamos que na analise dos resultados obtidos o móvel executou um movimento retilíneo com velocidade média, variando de um intervalo para o outro. No entanto houve algumas desigualdades no experimento, observamos e chegamos a conclusão de que possivelmente esteja relacionada a alguns fatores como o equipamento e também aos experimentadores (responsáveis por cronometrar o tempo e soltar o carrinho no trilho).
A física aplicada nos conduz a entender que tudo depende do referencial adotado.
INTRODUÇÃO
Partindo da teoria do movimento retilíneo uniformemente variado, em que encontramos as quatro grandezas físicas mais importantes para o estudo dos movimentos, são eles o tempo, posição, velocidade e aceleração que serão extremamente importantes para avaliarmos a pratica do plano inclinado.
Aceleração é o nosso foco, ela resulta da variação de velocidade (Δv), pelo intervalo de tempo (Δt), sempre que a velocidade do ponto móvel variar significa que ele foi acelerado, com essa informação é que iremos trabalhar, não sendo necessário usar a expressão matemática: a= Δv/ Δt sendo assim, podendo usar somente teoria.
Quando temos aceleração maior que zero é uma aceleração variável, para melhor entendermos, se a velocidade for menor que zero (v < 0),o movimento é retardado (aceleração retrógrada),porque a aceleração diminui. Se a velocidade for maior que zero (v > 0),o movimento é acelerado (aceleração progressiva).Note que quando a velocidade e aceleração tem o mesmo sinal(v > 0 e a > 0 ou v 0 e a < 0 ou v < 0 e a > 0), o movimento é uniformemente