Movimento retilíneo uniforme
Movimento retilíneo uniforme
Nome do Experimento : Movimento retilíneo uniforme
Nomes : Angélica Sartori Camila Jorge Fernanda Aderaldo Nobre Natália Marques da Silva Rafaela Bolani
Data da realização do experimento : 06/04/2013
Data de entrega do relatório : 20/04/2013
3- Introdução
Quando a esfera de aço se desloca em um meio fluído, passa a sofrer a ação da força de atrito que vai aumenta aumento conforme a sua velocidade. Quando esta força de atrito se igual a força gravitacional, a força resultante que está atuando sobre a esfera passa a ser nula, e a esfera de aço passa a se deslocar com uma velocidade constante, sem sofrer aceleração.
As posições da esfera passam a apresentar dependências lineares com o tempo. Desta maneira aplicamos o movimento retilíneo uniforme, para determinar a velocidade final que a esfera terá dentro do tubo contendo glicerina. E posteriormente utilizamos a regressão linear, para minimizar os erros e obter uma relação mais simples. 1. Objetivo do experimento
Determinar a velocidade final da esfera de aço que foi colocada dentro de um tubo contendo glicerina.
2. Definição e Conceitos relacionados ao assunto da aula prática
Quando a esfera se desloca dentro do tubo que contém glicerina, ela passa a sofrer uma ação que conhecemos como força de atrito, que aumenta de acordo com a velocidade do corpo.
Quando está força de atrito se torna igual à força gravitacional, a força resultante que atua sobre a esfera passa a ser nula e a sua velocidade passa a ser constante. Como não existe aceleração, somente a posição da esfera variou com relação ao tempo cronometrado.
Conhecemos essa movimento como “Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)”.
Sua aceleração é zero a (t) = 0 e a sua velocidade constante v (t) = v => constante.
Desta forma, a posição da esfera apresenta uma dependência linear com relação