Movimento retilíneo uniforme
Neste relatório apresenta-se a descrição de estudos feitos em laboratório sobre comportamento da velocidade em um movimento retilíneo uniforme representado por um sistema de carrinho e rampa. Este experimento teve como objetivo mostra como a relação entre as grandezas tempo e espaço nos fornece a velocidade, sendo ela constante em nosso experimento.
2 Fundamentação Teórica
A Mecânica de Newton é uma teoria que versa sobre o movimento dos corpos e suas causas. A essência da teoria foi publicada pelo inglês Isaac Newton no seu livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural) publicado no ano de 1687, mas notáveis contribuições à física já tinham sido feitas, principalmente por Galileu, ao fazer seus experimentos que contradisseram a teoria aristotélica que continha sérios erros decorrentes do senso comum (por exemplo, acreditava-se que objetos mais pesados cairiam sempre antes dos mais leves, o que não é verdade (um pára-quedas aberto cai bem mais devagar que um fechado, apesar de possuir mesma massa)).Ao falarmos de movimento retilíneo uniforme, muito estudado por Newton, logo associamos a velocidade constante, onde o vetor no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca em distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.Essa lei obedece a função horaria dada por:
S = So + vt
Outro conceito importante é o de velocidade média. A velocidade média é definida pela razão das variações do espaço pelo tempo.
Vm=Δx/Δt
3 Procedimento experimental
3.1 Objetivos
• Calcular o valor da velocidade média.
•