Movimento retilíneo uniforme
Objetivos:
* Aprender a manusear o trilho de ar * Empregar o método de ajuste linear visual para determinar a velocidade de um objeto em movimento retilíneo uniforme * Verificar que o movimento de um carrinho no trilho de ar é retilíneo e uniforme, na ausência de força resultante atuando sobre o objeto
Introdução:
Mecânica:
É a parte da Física que estuda os movimentos dos corpos e seu repouso, buscando explicar o porquê de sua ocorrência, analisando as forças que atuam sobre os corpos.
Dentre os movimentos existentes, o mais simples é o movimento retilíneo uniforme, em que o gráfico de sua trajetória é uma reta. Este movimento se caracteriza pelo fato de que percursos iguais ∆x são descritos em intervalos de tempo ∆t iguais.
Primeira lei de Newton (Lei da inércia):
“Todo corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme caso a força resultante sobre ela seja nula”
Na situação ideal contemplada por Galileu com uma esfera lançada sobre um plano horizontal perfeitamente polido, desprezando a resistência do ar. O movimento não seria nem acelerado nem desacelerado: não havendo forças na horizontal, teríamos um movimento retilíneo uniforme.
Muito se considera, erradamente, as forças como se fossem devido ao contato com outros corpos, ou seja, bastaria ausência de contato para estabelecer a ausência de forças. No entanto, forças como a força-peso, força elétrica e magnética, representam a classe de forças que não dependem do contato direto com o corpo responsável pela força.
A Lei da inércia não é válida para qualquer tipo de referencial. Os referencias em que ela é válida denominam-se referenciais inerciais. Um referencial em movimento retilíneo uniforme em relação a um referencial inercial é também inércia porque um corpo em repouso ou em movimento retilíneo uniforme em relação a um deles, também estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme em relação ao outro.
Trilho de ar:
É um aparelho