, Movimento Retilíneo Uniforme(MRU) ou Movimento Retilíneo Uniformemente Variado(MRUV).
A prática tem como objetivo analisar o movimento em uma dimensão e identificar seu tipo, isto é, Movimento Retilíneo Uniforme(MRU) ou Movimento Retilíneo Uniformemente Variado(MRUV). O Movimento retilíneo uniforme é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Já o movimento retilíneo uniformemente variado, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo, podendo ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencial ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante.
2.Objetivo. Trabalhar, na prática, o conteúdo de movimento em uma dimensão utilizando o trilho de ar.
Levar o estudante a perceber que os conteúdos trabalhados em Física se relacionam diretamente com o seu dia a dia.
Identificar os movimentos retilíneos (MRU e MRUV) que ocorrem no caso dos movimentos retilíneos em situações reais.
Integrar as disciplinas de Matemática e Física, levando o estudante a refletir sobre o conhecimento adquirido.
3.Material Utilizado.
Trilho de Ar.
Sensores óticos.
Multicronômetros ou interface gráfica de aquisições de dados.
Computador.
Carro para trilho de ar.
Eletroímã.
Chave para ligar e desligar o eletroímã.
4.Metodoliga. Observamos o trilho de ar, certificamos se não a nenhum fio que possa ocasionar um curto-circuito, e se o trilho de ar está perfeitamente na horizontal. Posicionamos o sensor no x0=0m e conectamos o cabo terminal Start(S0) do multicronômetro.
Posicionamos o segundo sensor na posição x0=1m e conectamos o cabo ao terminal STOP(S1) do cronômetro. Iniciamos o experimento ligando o gerador de fluxo de ar e em seguida acionamos a chave de conexão com a bobina para que o copo se desprenda e inicie o movimento. Desprendemos o carrinho do eletroímã e anotamos o tempo que foi dado pelo computador. Fizemos o mesmo experimento aumentando a posição