Movimento Retilineo Variado
Unidade: Ourinhos/SP
Bacharelado em Engenharia Civil
Física Experimental I
Alunos RM
2º Semestre / 2013
ROTEIRO EXPERIMENTAL 2
MOVIMENTO RETILÍNIO UNIFORME
(M.R.U.)
Experimento: Trilho de ar linear com
4 sensores com intervalos de tempo
SUMÁRIO
1 - OBJETIVOS
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA 3 - MATERIAL UTILIZADO PARA O EXPERIMENTO
4 - PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
5 - RESULTADOS
6 - DISCUSSÃO
7 - CONCLUSÃO
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 - OBJETIVOS
O experimento movimento retilíneo uniforme tem como objetivo investigar o movimento descrito pelo corpo isento de aceleração através de medidas de tempo. Fornecendo-se situações que o possibilite analisar e construir os conceitos relacionados aos tipos de movimentos.
O Movimento Retilíneo Uniforme, conhecido como MRU, é um simples movimento que se pode existir: tem apenas duas variáveis – a posição e o tempo. Um corpo que se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula) está em MRU.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado:
Movimento Progressivo: o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva.
Movimento Retrógrado: o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
Neste movimento a velocidade é constante e o móvel não possui aceleração. O gráfico da função posição em função do tempo é uma reta, pois