movimento retilineo uniformemente acelerado
Física Experimental 1
O Movimento Retilíneo e Uniformemente acelerado
Pamela Boaventura Losi
Turma n°3003 - Quarta-Feira - Noite - 2° Horário
Resumo - Este experimento tem o objetivo de analisar as características dos movimentos, portanto foi estudado o movimento uniforme (MRUA)). Foram coletados vários dados como: variação do tempo, espaço, velocidade , das acelerações medidas foi calculado a aceleração média. Para tanto fora convencionado uma divisão espacial de 0,1 metros em 4 intervalos de onde seriam marcados os respectivos tempos de passagem da esfera.
Após isso, construímos tabelas e gráficos. Nas tabelas e gráficos foi possível observar a presença da aceleração devido ao ângulo do plano inclinado.
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Movimento em uma dimensão é o movimento ao longo de uma linha reta, como o de um carro em uma estrada. Na experiência usamos materiais específicos onde determinamos o ângulo que o plano faz com a horizontal. A partir da coleta de dados calculamos a velocidade do objeto em um certo ponto até outro.
Um móvel que parte do repouso (V0=0), deve ser acelerado para adquirir velocidade. Se a aceleração é uniforme (constante), a velocidade cresce linearmente com o tempo.
O espaço percorrido não varia mais linearmente com o tempo, porque a velocidade não é mais constante. Mas de que forma o espaço varia ? A experiência demonstrativa a seguir é uma forma de responder esta questão.
A experiência mostra que o espaço percorrido pelo móvel acelerado uniformemente depende do quadrado do tempo (o quadrado de uma quantidade é o produto desta quantidade por ela mesma). Assim, podemos escrever a importante relação matemática entre o espaço percorrido e o tempo do percurso :
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Materiais utilizados:
Base de sustentação com um plano inclinado articulável com escala de 0º à 45°.
Cronômetro.
Figura 01: Esquema do plano inclinado com regulação do anglo.
Com o