Movimento Retil Neo Uniforme Variado
Trabalho à ser apresentado ao Professor, na disciplina de Ciência, na Escola EBM Padre Germano Brandt, no dia 26/09 de 2012, pela dupla composta por,
GUABIRUBA-SC
Introdução
Diferentemente do MRU, o movimento retilíneo uniformemente variado- também conhecido por MRUV-, demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo. O Movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV) pode ser definido como um movimento de um móvel em relação a um referencia ao longo de uma reta, na qual sua aceleração é sempre constante. Diz-se que a velocidade do móvel sofre variações iguais em intervalos de tempo iguais. No MRUV a aceleração média assim como sua aceleração instantânea é igual.
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Um veículo saindo do repouso, para atingir uma certa velocidade tem que acelerar, isto é, aumentar sua velocidade de zero a um valor final. Se esse aumento se der de modo uniforme, a aceleração é constante, isto é, a cada segundo que passa a velocidade aumenta de um valor que é sempre o mesmo.
Obs. A aceleração instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t” considerado, definida matematicamente por; α=limΔt->0=Δv/Δt. Para o estudo da cinemática no ensino médio não é especialmente necessária sabermos a conceituação matemática de aceleração instantânea, uma vez que envolve limites assim como diferenciais que só são vistos na maioria das vezes no ensino superior em relação aos cursos de exatas. Basta sabermos o cálculo da aceleração média, pois ambas no MRUV são iguais como mencionado acima.
Se a for o valor dessa aceleração, medida em m/s2, a velocidade, a partir de um valor v0, aumenta pelo valo at durante um tempo t dado em segundos, isto é, após t segundos, a velocidade atingiu o valor. v = v0 + at
A distância que o corpo percorreu, a partir da distância s0, é calculada pela relação (1) s = s0 + vot + at2/2
COMPOSIÇÃO DE MOVIMENTOS
De acordo com a relatividade de