Movimento Rectilíneo Uniformemente Acelerado
Trabalho laboratorial II: Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
Francisco Sacarrão (43771); Alexandre Calado (43773); Nuno Cruz (44372)
Docente: Ricardo Salvador
I – Objetivos
Os movimentos podem ser de efetuados de diversas formas, mas a física sempre se interessou por entender como estes funcionam. O objetivo desta atividade laboratorial foi aprofundar conhecimentos teóricos obtidos ao longo do nosso estudo da física. Pretendeu-se realizar movimentos de um corpo que desliza sobre uma superfície sem atrito. Desta forma conseguimos estudar as equações do movimento e entender a forma como o corpo se desloca, como por exemplo, perceber o seu deslocamento, o sentido do movimento em que o corpo se move e as velocidades e acelerações inerentes ao corpo.
Além disso, através destas equações do movimento realizámos a dedução de novas expressões que nos permitem calcular a energia mecânica e verificar a conservação da massa, que são as energias cinética e potencial, ambas em função do movimento. Para além disto, aplicamos os conhecimentos do Trabalho Laboratorial I – Medições em Física, de forma a reduzir o erro, procurando encontrar o valor mais próximo do real e desenvolver capacidades de trabalho laboratorial e contactar com novos instrumentos.
II – Introdução
Em Física, o estudo do movimento de um corpo ou objeto é fundamental para a compreensão das várias leis e conceitos que fazem parte dos próprios fundamentos desta ciência. Todas essas leis e conceitos foram deduzidos graças ao estudo prévio de vários tipos de movimentos presentes em física, o que envolveu inúmeros ensaios e experiências até que algum tipo de conclusão pudesse ser retirado dos dados obtidos.
O estudo intensivo destes vários tipos de movimento permitiu