Movimento rastafári
Neste trabalho tivemos como objectivos dar a conhecer a cultura rastafári, de um modo um pouco mais aprofundado, os seus costumes, a sua origem, os ícones desse movimento, etc.
Situação geográfica da Jamaica
A cultura Jamaicana completa-se com os produtos artesanais bastante coloridos, as roupas bastantes exóticas e por isso belas.
Movimento Rastafári
O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári é um movimento religioso que proclama, o imperador da Etiópia, Hailê Selassiê, como a representação terrena de Jah (Deus). O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz"). O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20.
O movimento é algumas vezes chamado rastafarianismo, porém alguns rastas consideram este termo impróprio e ofensivo, já que "ismo" é uma classificação dada pelo sistema babilônico, o qual é combatido pelos rastas. Os rastas dizem que os cientistas tentam descobrir como o mundo é por uma visão de fora, enquanto eles olham a vida de dentro, olhando para fora; e todo rasta tem de encontrar sua própria verdade.
Identificadores do Afrocentismo: * As cores são o verde, o dourado, e o vermelho, que representam da bandeira da Etiópia são o símbolo do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê, à Etiópia e a África acima de qualquer outra nação moderna onde eles possivelmente vivem. O vermelho representa o sangue dos mártires (pessoas que morrem pela sua fé religiosa), o verde representa a vegetação da África enquanto o dourado representa a riqueza e a prosperidade do continente africano.
* A língua amárica (idioma oficial da Etiópia), esta é a língua de Hailê Selassiê, mas na prática eles continuam a falar sua língua nativa, patois jamaicano (linguagem crioula do inglês).
Factores que conduziram á adesão do Rastafarianismo
Hailé Selassié
Hailé Selassié seu nome significa “Poder