Movimento quilombola
Ana Rosa B. Lima
Kamila L. dos S. Bezerra
Rosangela B. de Oliveira
MOVIMENTOS SOCIAIS
Movimento Quilombola
Aracaju, 15 de agosto de 14
Universidade Federal de Sergipe
Ana Rosa B. Lima
Kamila L. dos S. Bezerra
RosangelaB. de Oliveira
MOVIMENTOS SOCIAIS: Movimento Quilombola
Seminário a ser apresentado na disciplina Seminário Temático como pré-requisito parcial da 2ª avaliação do Curso Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe.
Professora Drª Nelmires Ferreira da Silva.
Aracaju, 15 de agosto de 14
RESUMO
Os movimentos sociais estão na raiz da sociedade brasileira. Eles produzem grande material para estudo, principalmente se estudados individualmente cada um deles em sua militância. Não se pode falar no movimento quilombola sem citar os quilombos da época escravocrata brasileira. Para que o leitor possa compreender e se situar nas linhas do tempo é importante perceber a situação das comunidades remanescentes de quilombos, em sua luta para reaver terras que são suas por direito e entender que essas terras lhes foram tiradas por grandes proprietários e latifundiários. Daí porque, na atualidade, elas são pauta de luta e reivindicação quilombola. A partir do exposto, o objetivo desse trabalho é situar a interlocução do trabalho do assistente social junto aos movimentos sociais, em particular situamos a luta e defesa de direitos sociais das família quilombolas.
Palavras chave: Movimentos Sociais, Quilombos, Serviço Social.
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo principal iniciar os alunos do I período do curso de Serviço Social, da Universidade Federal de Sergipe, no contato inicial aos espaços sócio-ocupacionais do assistente social. Dentre estes, destacaremos os espaço dos movimentos sociais em suas lutas cotidianas por políticas sociais que venham a assegurar os direitos universais e sua condição afirmativa, a exemplo