movimento parabolico
Departamento de Física
Disciplina: Física Experimental I – CF063
Terça Feira – 18:30
Grupo 3
Leo
Marcos Ramos Lima
Marcos Bertinus Buss
Curitiba, 04/11/2011
MOVIMENTO PARABÓLICO
Intrudução:
O movimento parabólico é caracterizado por dois movimentos simultâneos em direções perpendiculares, mais especificamente um deles um Movimento Retilíneo Uniforme e outro um Movimento Retilíneo Uniformemente Variado. Dadas essas circunstâncias o móvel se desloca segundo uma parábola. Tais circunstâncias podem ser observadas num simples lançamento oblíquo, onde, desprezando o atrito do ar e demais efeitos o objeto se desloca verticalmente acelerado pela ação da gravidade local, e, horizontalmente se desloca seguindo velocidade constante (figura 1).
Neste experimento estão envolvidos conceitos de energia potencial gravitacional e energia cinética de rotação e translação, além do momento de inércia e da força de atrito.
O objetivo deste experimento é estudar o movimento de um corpo que se move em um plano (duas dimensões), nas proximidades da terra, sob a ação da gravidade: o chamado movimento de um projétil. Para isso, será medida a trajetória de um corpo lançado de uma rampa, a uma certa altura do solo, com uma velocidade horizontal inicial diferente de zero, velocidade vertical inicial igual a zero e sujeito apenas à força da gravidade. Esse é um caso particular do movimento de projéteis.
Figura 1: Evolução da velocidade de um corpo sujeito à gravidade terrestre.
Procedimento Experimental:
A experiência foi dividida em duas etapas. Na primeira demernou-se a velocidade de uma esfera ao deixar a arampa de lançamento através da medida de sua dintância de voo. Essa análise utilizou apenas dois pontos da trajetória parabólica, o ínicio e o fim. Na segunta etapa foi feita uma análise mais completa e detalhada da forma da trajetória, através de medidas feitas ao longo de todo o voo.
Na primeira