movimento operario
No inicio do século XX os operários eram explorados e estavam insatisfeitos com o trabalho, o trabalho não era valorizado, tinham o excessiva jornada de trabalho, onde os patrões não se importavam com as condições de trabalho dos funcionários, os salários eram baixissmos e consequentemente ficavam insatisfeitos, pois o salario não dava para quase nada. Por conta disso as residências em que viviam eram precárias, misseria absoluta, passavam fome . Nos anos de 1903 e 1906 tecelões, alfaiates, mineradores, carpinteiros e ferroviários deram inicio a uma greve para lutar pelos seus direitos. Assim foram aumentando as proporções dos manifestantes organizadas, ocasionando em uma união de vários grupos o que gerou uma forte pressão para os governantes, forçando as autoridades a terem que chegar a acordos e assim atender as reivindicações dos operários, que conseguiram melhores salários, menor jornada de trabalho, proteção ao trabalho de mulheres e crianças, a reforma do código penal, a regulamentação das associações politicas, houve a regulamentação da liberdade de opinião, os sindicatos se fortaleceram.
1º de maio se comemora o dia do trabalhador, por conta da monte de 5 operarios no Estados Unidos o que desencadeou em uma serie de manifestações pelo mundo. nesse dia se comemora o dia do trabalhado em homenagem as greves dos trabalhadores.
O capitalismo hoje quer um trabalho virtual, sem direitos, ultra produtivos, polivalente, multifuncional, disposto a dar a vida por um emprego que ele pode garantir só por hoje. O trabalhador tem que cumprir as metas, se não ta demitido. A luta contra a precarização do trabalho deve acontecer por meios de manifestações, lutas sociais, greves, passeatas toda vez que o direito das pessoas for oprimido, negado ou ocorre mas condições na relação de trabalho.