Movimento negro
O que é o movimento negro?
O movimento negro é a luta dos negros na pesperctiva de resolver seus problemas na sociedade abrangente em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural.
Trajetória do movimento negro brasileiro durante os governos republicanos (1889-2000).
Representantes e os objetivos do movimento negro a favor da luta pelos direitos civis, sociais, humanos e políticos para os negros.
Na primeira fase do movimento negro na república 1889-1937, o governo republicano no início da sua constituição ao em vez de garantir os direitos sociais, políticos e civis para todos os cidadãos brasileiros continuou a segregar e marginalizar a população negra. Para lutar contra este descaso surgiram diversos clubes, grêmios e jornais para dar assistência e orientação ao cidadão negro. No ano de 1931 em São Paulo foi fundado um movimento negro de caráter político, a Frente Negra Brasileira, com a finalidade de promover melhores condições sociais, econômicas e educacionais ao negro.
Já na segunda fase do movimento negro (1945-1964) a partir de 1937 a 1945 os movimentos sociais sofreram uma grande repressão política por parte do governo “varguista”, porém surgiu em 1943 a União dos Homens de Cor (UCH) criado em Porto Alegre por João Cabral Vargas com objetivo de elevar o nível social, econômico e educacional do negro.. Um ano depois foi fundado o Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro com a liderança de Abadias do Nascimento com a proposta de criar um grupo teatral só de atores negros, todavia o TEN não se limitou a este empreendimento. Atuou em diversas atividades como na criação do Museu do Negro, do Instituto Nacional do Negro, do jornal Quilombo, organizou o primeiro Congresso do Negro Brasileiro, além de oferecer cursos e promover concursos.
Nesta terceira fase do movimento negro (1964-2000), o golpe militar