Movimento negro nos estados unidos
Na década de 1950 e 1960 ocorreram diversas iniciativas de luta por parte dos negros para a constituição de direitos civis igualitários.
Nos EUA o movimento negro teve inúmeras expressões, as três principais foram: o evangélico Martin Luther King, que lutou pelos direitos civis dos norte-americanos; o mulçumano Malcolm X e Rosa. Além das reivindicações sociais e políticas o movimento negro americano revoluciona o mundo na década de 60 com o movimento “Black is Beatiful”, a maior manifestação de auto afirmação da beleza negra de todos os tempos.
Rosa Parks
Uma mulher negra se negou a ceder seu lugar para uma mulher branca em um ônibus. Ela se chama-se Rosa Parks. Foi presa. Um escândalo estava formado. Frequentemente a população negra estava exposta a humilhações sem reação a tais atitudes. Mas este caso gerou uma forte mobilização na cidade.
Rosa, em 1932 se casou com cara chamado Raymond Parks que fazia parte do NAACP (Associação Nacional para o Progresso e Pessoas de Cor- Onde os negros lutavam por seus direitos). Lá Rosa foi militante e foi aí que Martin Luther King entra,ele concordava com a atitude dela e a incentivava aos negros fazerem os mesmo.
Martin Luther King
“Eu só quero fazer a vontade de Deus”.
Em 1955 King entrou em cena na luta pela igualdade racial. Os negros da época não tinham direito ao transporte público, viviam em condições desumanas sob uma dura exploração trabalhista, tudo consequência da falta dos direitos civis que também negava aos negros o direito ao voto.
Liderados por King, negros de Montgomery organizaram um boicote na cidade, após o que aconteceu com Rosa Parks, determinando que nenhum negro deveria mais utilizar o transporte público da cidade.
O protesto contra a segregação durou 381 dias, King foi um dos líderes da campanha e futuramente foi perseguido e ameaçado. A vitória veio e o boicote ao transporte público foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana entendo como