movimento negro estadunidense
Quatro décadas após sua morte,Martin Luther King ainda é considerado o principal líder dos movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos.Ele iniciou sua vida pública em 1955, juntando-se ao boicote aos ônibus em protesto contra a prisão da ativista Rosa Parks, que se recusou a ceder seu lugar em um coletivo para um homem branco.
1956
A Suprema Corte americana decide que a separação entre brancos e negros nos ônibus é ilegal, garantindo vitória ao movimento de boicote.
1957
King forma o movimento Liderança da Conferência Cristã.Em maio, discursa em frente a uma multidão de 15 mil pessoas em Washington.
1959
Durante visita à Índia, King estuda a filosofia de não-violência criada por Gandhi.No mesmo ano, volta para a cidade de Atlanta para coordenar os movimentos de direitos civis no sul do país.
1960
A partir da cidade de Greensboro, na Carolina do Norte, começam as manifestações conhecidas como “sit-ins’, onde grupos de negros ficam sentados dentro de restaurantes e outros locais que se consideravam como exclusivos dos brancos.
1962
James Meredith se torna o primeiro estudante negro da Universidade do Mississipi.
1963
Começa a vitoriosa campanha pelos direitos civis na cidade de Birmingham, considerada a mais importante da história americana.No dia 28 de agosto, à frente de uma marcha de 250 mil pessoas em Washington, King pronuncia o discurso “Eu tenho um sonho”.
1964
É aprovada a Lei de Direitos Civis, que proíbe todo o tipo de discriminação baseada em raça, cor, religião ou nacionalidade.Martin Luther King é considerado o “Homem do Ano” pela revista “Time” e ganha o Prêmio Nobel da Paz.
1966
Criação do grupo radical Panteras Negras.
1967
O juiz thurgood Marshall se torna o primeiro integrante negro da corte.No mesmo ano, o tribunal decide que a proibição de casamentos inter-racionais é inconstitucional.
1968
Martin Luther King é assassinado com vários tiros de pistola na cidade de Memphis, no Texas, no dia 4 de abril.Arthur