Movimento Negro Brasileiro
Faculdade de Direito
Disciplina: Metodologia/Teologia
Delimitação da Leitura
DOMINGUES, Petrônio. Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos. (Artigo recebido em abril de 2006 e aprovado para publicação em março de 2007).
Biografia Científica do Autor
Doutor em História pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). E-mail: petronio@usp.br.
Tema Implícito ou Explícito
“A finalidade deste artigo é fazer alguns apontamentos acerca de um tema subexplorado na historiografia brasileira: a trajetória do movimento negro organizado durante a República (1889-2000), com as etapas, os atores e suas propostas. A idéia central é demonstrar que, em todo o período republicano, esse movimento vem desenvolvendo diversas estratégias de luta pela inclusão social do negro e superação do racismo na sociedade brasileira.”
“Movimento negro é a luta dos negros na perspectiva de resolver seus problemas na sociedade abrangente, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural.”
Primeira fase do Movimento Negro organizado na República (1889-1937): da Primeira República ao Estado Novo In: Movimento Negro Brasileiro: alguns apontamentos históricos.
“Um ano após a abolição da escravatura, foi proclamada a República no
Brasil, em 1889. O novo sistema político, entretanto, não assegurou profícuos ganhos materiais ou simbólicos para a população negra. Ao contrário, esta, segundo Andrews, foi marginalizada, seja politicamente em decorrência das limitações da República no que se refere ao sufrágio e as outras formas de participação política; seja social e psicologicamente, em face das doutrinas do racismo científico e da “teoria do branqueamento”; seja ainda economicamente, devido às preferências em termos de emprego em favor dos