Movimento Nacional para a diversidade México cultural e linguística traducao pagina 202
Multilinguismo é definida como a co-existência de várias línguas na mesma área e ao mesmo nível, ou seja, é referido uma realidade social diferente do multilinguismo, que se refere a capacidade de um indivíduo de conhecer e utilizar mais do que um código comunicação. Há muitos países que, pela sua natureza -para sua diversidade cultural é definido como multilíngüe como a Suíça, Bélgica, Luxemburgo e México, entre outros.
No México ele multilinguismo desde os tempos pré-colombianos e conquista. Esta diversidade de línguas e culturas foi considerado como um problema que levou a gerar uma visão monolingues e monocultural. O reconhecimento explícito da nação mexicana com composição nação multicultural originalmente com base em seus povos indígenas e incorporado no segundo artigo da Constituição, guias todos os mexicanos para construir uma nova nação multilingue modelo intercultural e respeitar o direito dos mexicanos para preservar sua cultura e de utilizar a sua língua materna em todos as áreas da sociedade.
Neste sentido, pode-se dizer que o multilinguismo como um fato social, linguagem é um direito humano, com toda Os mexicanos se expressar através de seus códigos de linguagem e comunicação.
Nas escolas da Europa e América Latina, implementou com sucesso modelos de educação intercultural, onde o multilinguismo é exercido. Assim, o multiculturalismo e o multilinguismo tornar-se um paradigma do século XXI que abre caminhos para a liberdade os seres humanos a se expressar na língua de seus pais lhes ensinaram, em línguas indígenas nacionais como um direito dos mexicanos.