Movimento (metodologia)
O movimento nessa faixa etária constata-se uma ampliação de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão, as práticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio no qual a criança vive permitem que ela desenvolva capacidades e construa repertório próprios.
Devida a essa variedade de cultura a criança se torna privilegiada em seu desenvolvimento, podendo o professor com isso propor atividades em que a criança de forma mais sistemática descubra ainda mais seus sinais vitais e de alterações como a respiração, os batimentos cardíacos e sentimentos que podem ser trabalhados como experiências vencidas por meio do ambiente.
Objetivos
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos, ritmo corporal nas suas brincadeiras, jogos;
· Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade , conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
Conteúdos:
Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar; porque a alternativa de trabalhar de maneira lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa.
O professor deve refletir sobre as solicitações corporais das crianças e suas atitude diante das manifestações da motricidade infantil, compreendendo seu caráter lúdico e expressivo. . Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc.
Percepção e estruturas rítmicas para expressarem-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras, valorização das sensações, limites, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
De acordo com “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas