Movimento Lei E Ordem Finalizado
A vida social convive há muito tempo com crimes brutais e violências de diversos níveis de gravidade. A criminalidade aumentou muito, a fome, a desigualdade e a exclusão social constituem alguns dos fatores condicionantes de seu crescimento.
Visando a sua diminuição, a sociedade e seus representantes buscam técnicas eficazes. Entre elas encontra-se o Movimento Lei e Ordem que foi criado nos EUA com a finalidade de diminuir a criminalidade existente naquele país. E aqui no Brasil tomamos como exemplo de um método utilizado para a erradicação da criminalidade, a criação da Lei 8.072/90, lei esta que se trata em determinar e caracterizar os crimes hediondos.
O movimento Lei e Ordem é uma politica criminal que tem como finalidade transformar conhecimentos empíricos sobre o crime, propondo alternativas e programas a partir de suas perspectivas.
Tendo sua criação nos Estados Unidos na década de 70 e adotado por Nova York na década de 90, desenvolveu uma Teoria conhecida como “Teoria da Vidraça Quebrada”, a qual defendia repressão imediata e severa de infrações consideradas leves e pequenas, pois dessa maneira, acreditava-se em evitar os crimes considerados mais graves.
Os adeptos ao movimento vêm neste a única solução para diminuir crimes como os terrorismos, homicídios, torturas, tráfico de drogas, etc., e é com o endurecimento das penas, sendo as preferidas a de morte e a prisão perpetua, que estariam tirando do meio do convivo social as pessoas consideradas por eles como as “pessoas más”, desenvolvendo assim a doutrina da Tolerância Zero.
Não influenciando somente na Polícia, a doutrina da Tolerância Zero, abrange os órgãos de sistema de justiça penal, que tem por objetivo, sanções penais aplicadas em delitos, mesmo que essas condutas delituosas sejam consideradas irrelevantes, essa política tem seu foco