Movimento Humano
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno: Matheus Kevin Alves de Alencar
TEMA: Movimento Humano: um objeto de estudos para o Esporte
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:
Crescimento e Desenvolvimento Humano
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
EVOLUÇÃO DO ANDAR, CORRER, ATÉ CHEGAR AO SALTAR.
O salto é um movimento importante e frequente em algumas modalidades de esporte, e fazem parte de seus movimentos fundamentais (cortadas e bloqueios no voleibol, arremessos no handebol, rebotes no basquetebol, etc.). Mas segundo GALLAHUE (2008) como todo movimento evolui das destrezas motoras fundamentais e é aplicado como destrezas especializadas, o salto é uma extensão da corrida, que por sua vez é uma extensão do andar. Para chegar ao saltar o individuo precisa passar pelos estágios de Andar e Correr.
ANDAR
Até o movimento aparentemente mais simples como a caminhada, é uma alternância entre estabilidade e desequilíbrio. O andar humano é um padrão fundamental aprendido ainda na primeira infância. Quando criança se tem dificuldades de equilíbrio devido à força da gravidade, e na idade adulta é facilmente executada com bastante eficiência e consistência.
O andar é um exemplo clássico da flexibilidade do controle motor fornecido pelo cérebro. No andar normal, a cinemática (ângulo, distância e velocidade) dos membros inferiores é altamente consistente. A cinética (força muscular e torque), entretanto, pode variar bastante ao criar exatamente a mesma cinemática ou padrão do movimento. (WINTER, 1984)
O andar se divide em duas fases:
Fase de Apoio: Alta energia (60% do ciclo) chamada de toque calcâneo, quando ocorre o contato total do pé, o médio apoio e o desprendimento dos dedos.
Fase de Balanço: Energia baixa (40% do ciclo) período curto de apoio duplo, quando acorre a aceleração ou impulso, o