movimento hippe
Durante a década de 60,surgiu nos Estados Unidos, em São Francisco, o Movimento Hippie. O movimento tinha como participantes jovens de classe média entre 17 e 25 anos que contestavam os valores que seus pais acreditavam, principalmente os ideias da sociedade capitalista. O movimento recebeu o nome de “Flower Power “ devido á um de seus símbolos: a flor.
A origem do nome “hippie” não é exata, derivando da palavra “hip” (quadril), em referência às blusas que usavam amarradas na cintura e\ou da palavra “happy” (feliz).
O estilo eram roupas coloridas, túnicas, sandálias de couro, cabelos compridos, tudo isso para ambos os sexos. Na música, curtiam o pop com baladas melodiosas e o rock com o ritmo frenético, destaque para o cantor de rock Jimmy Hendrix e o cantor Bob Dylan.
Os hippies tinham uma filosofia orientada por mestres espirituais (por isso aderiam a algumas características do Budismo e Hinduísmo) , cultuavam a natureza, viviam em comunidade e, a maioria dos participantes, apreciavam a utilização de drogas, como LSD, maconha e mescalina para a busca pelo prazer. Eram contra a propriedade privada, por isso viviam viajando em trailers e vivendo em comunidade. Além disso, pregavam o fim das fronteiras entre os países, pois para eles, o mundo seria de todos. Os participantes eram contra punições e contra o cristianismo (já que acreditavam que o paraíso deveria ser encontrado durante a vida – por isso surge o termo “Paradise Now”). Outros lema conhecidos eram “Peace and Love” (Paz e Amor) e “Ban the bomb” (Proíbam a bomba).
O destaque do movimento vai para o professor de Harvard, Timothy Leary, conhecido como “Guru do LSD”, o qual incentivava seus alunos a fazerem experiências com drogas. O LSD, para ele, levaria os alunos a uma viagem de domínio da consciência, onde se embarcaria através de dimensões de identidade, ego, tempo e espaço. Os hippies também contaram com o apoio de Eric Fromm, Carl Rogers, entre outros.
No entanto, os