Movimento High Tech
SUMÁRIO
1ORIGEM DO MOVIMENTO 5
1.1 Principais características 6
2 PRINCIPAIS NOMES 7
2.1 Norman Foster 7
2.2 Richard Rogers 9 11
2.3 Renzo Piano 11
2.4 Jean Nouvel 13
2.5 Santiago Calatrava 15
CONCLUSÃO 17
INTRODUÇÃO
Durante o último quarto do século XX, a tecnologia, a eletrônica e a informática avançaram a um ritmo extraordinário, revolucionando muitas áreas.
O design gráfico foi irrevogavelmente transformado pelo hardware e software dos microcomputadores e pelo crescimento explosivo da internet. A revolução chegou à mesa de trabalho dos designers, arquitetos, projetistas, entre muitos outros profissionais.
1 ORIGEM DO MOVIMENTO
O high tech é uma estetização da dimensão tecnológica da arquitetura. Desde meados do século XIX a arquitetura se desenvolveu sobre a base das possibilidades formais da utilização de novos materiais e do suporte das tecnologias. Referência clássica: Palácio de Cristal e Torre Eiffel. Nos anos 60 do século XX apareceram as utopias tecnológicas (Metabolistas e Archigram), e nos anos 80, retorna uma confiança racionalista na tecnologia.
Nas sociedades avançadas, a tecnologia é a ideologia universal, a "única saída". O modelo assume uma rejeição aos jogos formais decorativos e arbitrários, admite a vigência dos princípios básicos das vanguardas do início do século: tecnologia como fonte de inspiração, e busca resolver o máximo de questões com o mínimo de forma.Os arquitetos que aderiram a essa corrente conseguem gerar as aparências de suas obras a partir dos elementos da estrutura portante, das tubulações de infraestrutura, dos componentes da cobertura e dos equipamentos mecânicos para circulação. Adotam os mesmos princípios teóricos e conceituais dos seus colegas modernistas, só que desta feita adaptados ao potencial tecnológico do mundo contemporâneo.
Tais arquitetos