Movimento futurista e dadá
DISCIPLINA: Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas.
Profª Luana Veiga.
Trabalho a respeito do movimento Futurista e movimento Dadá.
Questão 1 – A respeito do movimento Futurista, responda:
a) Onde, quando e como surgiu o movimento e quais eram seus principais integrantes.
O movimento Futurista iniciou-se em 20 de fevereiro de 1909, na cidade de Paris, França. Sua primeira aparição foi na publicação do primeiro manifesto futurista em um jornal de grande circulação, chamado Le Figaro. Seu autor era Marinetti, que havia escolhido Paris como alvo de seu manifesto. Mesmo artista que depois do jornal, deu continuação desse movimento com outros tipos de artes, como performance, teatro, sarau, balé, música, entre outros.
Seu principal integrante era obviamente Filippo Marinetti, acompanhado de pessoas que o ajudaram e fizeram parte desse movimento, como Luigi Russolo, Giacomo Balla e Francisco Cangiullo.
b) Quais as principais proposições estéticas do movimento Futurista e como elas se relacionavam com o contexto histórico e cultural da época?
Os artistas visavam ter uma rejeição do moralismo do passado. Faziam um ataque aos valores estabelecidos da pintura e das academias literárias, faziam pinturas expressionistas e abstratas. Eles usaram o corpo humano como forma de impressionar o público, nos teatros e nas performances. “A performance era o meio mais seguro de desconcertar um público acomodado.”
As “músicas de ruídos” ficaram muito famosas na época, por conter palavras imaginárias e não fazer o menor sentido, e no ouvido de alguns, soar como uma irritação.
A reação da plateia aos manifestos era exatamente como desejavam. Quando eram vaiados, ficavam felizes, pois era exatamente o que desejavam. Isso mexia com a zona de conforto do público, e isso os satisfazia.
As obras baseavam-se na velocidade e nos movimentos tecnológicos por causa das transformações geradas pela Revolução Industrial. Eles