Movimento feminista
Os movimentos sociais são manifestações de caráter popular cujo objetivo é de obter transformações políticas e econômicas. Sua existência costuma ser associada a grandes eventos históricos, como lutas por independência de nações. Os movimentos sociais tratam de questões como a religião, a cultura popular, o antiescravismo, o meio ambiente e o trabalho.
Feminismo
É um movimento social, filosófico e político que tem como meta direitos iguais e uma vivência humana não baseada em diferenciar sexos. Envolve diversos movimentos, teorias e filosofias defendendo a igualdade entre homens e mulheres e a campanha pelos direitos das mulheres e seus interesses.
Teve origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento é uma conseqüência das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções deveriam se estender a elas enquanto cidadãs.
Os movimentos feministas são, sobretudo, movimentos políticos cuja meta é conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens.
As lutas dos movimentos feministas não se focam somente na equalização das condições de trabalho entre homens e mulheres. Trata-se de modificar a concepção naturalizada de que a mulher é mais “frágil” que o homem.
As feministas afirmam que sua luta não tem por objetivo destruir tradições ou a família, mas alterar a concepção de que “lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos”. O compromisso dos movimentos feministas é pôr fim à dominação masculina e à estrutura patriarcal. Com isso elas acreditam que garantirão a igualdade de direitos sem, contudo, assumir o espaço dos homens.
História
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos