Movimento em duas dimensões
Turma: 10A
Curso: Engenharia sanitária e ambiental
Relatório: Experimento II – Movimento em duas dimensões
Data: 18/08/2011
Objetivo:
Nesse relatório será demostrado as forças que atuam sobre um corpo em um movimento de duas dimensões, que é o movimento de uma partícula em dois eixos coordenados (x,y). Onde iremos encontrar a sua velocidade inicial, a aceleração e a velocidade instantânea em determindados instantes de tempo. Encontraremos também seu coeficiênte linear e angular.
Teoria:
Os coeficientes x e y fornecem a localização da partícula em relação a origem (0,0) . Na medida em que a particular inicia um movimento, seu vetor posição varia. Essa variação é denominada o deslocamento da partícula(, que é dado por: Sendo r uma grandeza vetorial. Já a velocidade média, demostra a rapidez que uma particula se move. Se ela sofre um deslocamento num determinado intervalo de tempo, então: Sendo r e v grandezas vetoriais. Quando queremos saber a velocidade num instante de tempo, estamos nos referindo a velocidade instantânea. Essa é a velocidade é o valor do qual a velocidade média se aproxima do limite em que o tempo tende a zero. Podemos escrever v como a derivada, isto é:
Quando a particula sofre uma mudança de velocidade de v₁ para v₂ num intervalo de tempo, dizemos que a partícula sofreu uma aceleração média: Sendo a e v grandezas vetoriais. Se desejamos saber a aceleração num determinado instante de tempo, obtemos a aceleração instantânea. Para encontra-la devemos reduzir o tempo para zero em torno de algum instante, então no limite a aceleração média se aproxima da aceleração instantânea. Podemos escrever a como a derivada, isto é:
Material usado:
Esfera maciça
Papel milimetrado
Rampa de plástico
Papel carbono
Calculadora
Papel Di-log
Experimental:
Em