Movimento das Relações Humanas
1. ORIGENS
1.2 – Origens Imediatas:
- A causa imediata do aparecimento da Escola das Relações Humanas está nos estudos e experiências realizadas por professores d Universidade de Harvard na Western Electric, em sua fábrica de equipamentos telefônicos de Hawthorne, a partir de 1927.
- Tais estudos foram precedidos por outros, a partir de 1924 pela Academia Nacional de Ciências, as quais se concentraram na análise das relações da produtividade com a iluminação no local de trabalho.
- Homem como uma unidade isolada , cuja eficiência poderia ser estimada cientificamente.
- Eficiência influenciada principalmente por: a) Movimentos dispendiosos e ineficientes na execução do trabalho; b) Fadiga; c) Deficiências do ambiente físico.
- Fracasso nas tentativas de relacionar as condições físicas de trabalho com a produtividade.
- Fracasso não constitui o único fato importante na origem da Escola de Relações Humanas. 1.2 – Origens Mediatas:
1.2.1 – Desenvolvimento das Ciências Comportamentais :
- Pesquisadores de Hawthorne traziam para a Administração um grande acervo de conhecimentos, que se bem adaptados poderiam ser de grande valor na solução dos problemas das organizações econômicas.
- No campo da psicologia, foi fundamental nesse desenvolvimento a obra de Freud que acreditava que, com o correr doa anos, toda a atividade mental seria explicável em termos biológicos.
- Concepção freudiana de relações Humanas pode ser explicada assim: O indivíduo nasce completamente equipado de determinadas tendências biológicas, para a satisfação das quais recorre outros indivíduos. Assim, os outros indivíduos constituem apenas meios para o atingimento de determinados fins de cada um.
- Níveis de personalidade: a) Personalidade central, formada durante o processo de socialização do indivíduo; b) Personalidade periférica, formada através do contato e participação do indivíduo no