Movimento das artes e oficios e art nouveau
O Movimento das Artes e Ofícios &
Art Nouveau
Profª. Shizuko Higashi
Guilherme Barbosa - RA: 5660123805
Jeferson do Rosário - RA: 5211958482
OBJETIVOS:
Fornecer informações sobre: o o
Conceitos fundamentais de; Como surgiram, em que período, e o que foram o movimento das artes e ofícios e a
Art Nouveau.
Suas principais contribuições para a história das artes no mundo envolvendo; arquitetura, artes decorativas, design, artes gráficas e mobiliário.
Como surgiu o Movimento das artes e ofícios:
o
Em meados do século XVIII, o governo britânico já procurava estabelecer uma colaboração entre as artes e a indústria artesanal através da Sociedade das artes (Society of arts), criando à partir de 1835 escolas oficiais de desenho com o objetivo de aprimorar o design das manufaturas e tornar a arte compatível com a industrialização.
Movimento das artes e ofícios o O movimento das artes e ofícios foi um movimento artístico surgido na Inglaterra de meados da metade do século XIX. Entre outras idéias, defendia o fim da distinção entre o artesão e o artista. Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o traço do artista. Foi influenciado pelas idéias do romântico John
Ruskin e liderado pelo medievalista William
Morris.
DEFINIÇÕES:
William
Morris by Frederick
Hollyer, 1887
Como arquiteto em uma empresa de George Edmundo
Estreet, William Morris, começou a colocar em prática suas concepções projetando vários objetos para interiores e para a vida cotidiana, entre eles:
Papéis de parede
Riqueza de ornamentação com um estilo floreado, com linhas sinuosas em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.
Estilo e conceitos de William Morris
OS TRAÇOS DE MORRIS ERAM MARCANTES E CARACTERÍSTICOS, SEM POLUIÇÃO
VISUAL, HAVENDO SEMPRE UMA HARMONIA TANTO FORMAL QUANTO COLORIDA.