Movimento circular uniforme
Objetivo - Justificativa: No experimento reproduziremos as equações que regem o movimento de um corpo que se encontra em movimento circular uniforme. Com objetivo de verificar a freqüência, estudar e diferenciar velocidade linear e angular. Relacionar aceleração centrípeta com movimento curvilíneo.
Material Utilizado: Um disco giratório com um eixo de rotação, uma esfera presa no disco no seu eixo, uma correia, catracas e um cronômetro. Para facilitar o desenvolvimento do experimento vou utilizar uma bicicleta que apresenta os materiais citados acima.
Montagem: Podemos efetuar a transmissão de movimento circular entre duas rodas, dois discos através de dois procedimentos básicos: encostando-os ou ligando-os por uma correia ou corrente. Em ambos os usaremos engrenagens cujos dentes se adaptam entre si quando em contato ou com correias onde os elos da correia de encaixam nos dentes de uma coroa, para não haver deslizamento ou escorregamento. Na transmissão por contato haja inversão no sentido do movimento, o que não ocorre na transmissão por corrente(ou correia), em ambas as situações as velocidades lineares dos pontos periféricos das duas rodas são iguais, em cada instante. Para facilitar a montagem do experimento vamos utilizar uma bicicleta que possui uma coroa dentada dianteira, movimentada pelos pedais, ligada a uma coroa dentada de raio menor, chamada pinhão e fixada no eixo da roda traseira. [pic]
Desenvolvimento:
Na primeira parte do experimento, com o objetivo de compreender o movimento e suas grandezas físicas envolvidas em relação a um dado referencial, foram analisadas diversas coordenadas de um referencial em relação P1, P2, etc .
[pic]
Considerando a válvula do pneu da bicicleta em movimento circular, passando pela posição P1 representada na figura acima. Após um intervalo de tempo, a válvula estará passando pela posição P2.
P=